REABILITAÇÃO ORAL

A reabilitação oral é a área da odontologia destinada à reconstrução e reposição de elementos dentários muito danificados ou perdidos.Tem o objetivo de  devolver ao paciente as características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares.

ENTENDENDO MELHOR A REABILITAÇÃO ORAL

Mesmo que os dentes estejam muito desgastados por maus cuidados, por erosão ácida, ou por qualquer outro motivo, todo o tratamento de reabilitação preconiza manter os dentes do paciente se possível. Quando não for possível, poderemos recorrer a prótese ou implante dentário. Reabilitar é tornar hábil de novo, tornar útil o que estava prejudicado. Antes de uma reabilitação completa o paciente precisa ter os devidos cuidados com a higiene oral, pois se não, os trabalhos realizados também podem ser prejudicados. Nós prestamos essa orientação.

O USO DAS FACETAS DE PORCELANA

O objetivo de se alcançar um sorriso harmoniso é alcançado com as facetas de porcelana pois o sorriso se renova. Com o uso das facetas de porcelana dental, preenchem-se espaços, corrige-se o formato e a proporção dos dentes, além de ser possível consertar fraturas e desgastes ou recobrir obturações antigas.

COROAS/BLOCOS DENTÁRIOS

São utilizados para cobertura total ou parcial como “capa” em dentes danificados, ou como cobertura de implantes. Quando são feitas? Quando o dentes está muito comprometido e não aguentaria o esforço da mastigação de uma restauração.

PONTES FIXAS

As pontes são geralmente utilizadas para cobrir espaços em caso de ausência de um ou mais dentes. Elas são cimentadas nos dentes naturais ou implantes no espaço próximo ao local original do dente ausente. Pode ser uma alternativa ao invés do implante dentário.

PRÓTESES REMOVÍVEIS OU “ROACH”

são próteses móveis com grampos que seguram em algum ou alguns dente(s) que o paciente tenha. O valor costuma ser mais barato que um implante dentário por exemplo. Cumpre bem o papel de preencher os “espaços vazios na boca”.

PRÓTESE TOTAL OU “DENTADURA”

É uma prótese removível de todos os elementos dentários. Deve ser utilizada por quem perdeu todos os dentes. Pode ser superior ou inferior.

IMPLANTES DENTÁRIOS

São compostos de duas partes principais: o parafuso e a coroa do dente. A parte do parafuso é realizada através da utilização de pinos de titânio e passam a funcionar como uma “raiz artificial”, onde poderão ser fixados  diferentes tipos de próteses dentárias: de um único dente ou vários. O tempo que a prótese poderá ser fixada pode variar entre 4 e 6 meses, normalmente, depende de cada caso. Em alguns casos é feita uma coroa provisória, para depois ser feita a definitiva.

É VÁLIDO LEMBRAR QUE UMA AVALIAÇÃO COM O ESPECIALISTA NA ÁREA É FUNDAMENTAL PARA UM DIAGNÓSTICO CORRETO E A ORIENTAÇÃO CORRETA DE QUAL É O MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CASO.