CLÍNICA GERAL

O profissional Clínico Geral está apto a executar todos os tipos de tratamento dentário. Caso ele prefira irá fazer um encaminhamento para o especialista.

RESTAURAÇÃO OU OBTURAÇÃO

E O QUE É OBTURAÇÃO AFINAL DE CONTAS?

A restauração é  uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal.  As vezes o dente quebra, não por cárie, nesse caso também pode ser feito uma restauração dependendo da extensão da fratura.

E COMO É FEITO EXATAMENTE ESTE PROCEDIMENTO?

O dentista remove a parte do dente que esta comprometida, limpa a área atingida e preenche a cavidade com material de restauração, que pode ser em resina (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco). Essa útlima hoje em dia é pouco utilizada. É uma excelente restauração mas com pobre propriedade estética, pois deixa o dente com a cor prata.

E SE EU NÃO PUDER RESTAURAR UM DENTE?

Se torna inviável utilizar esses materiais mencionados, quando a área destruída está muito extensa. Nesses casos, o mais indicado é um outro tipo de reabilitação, que você, pode saber mais na área de reabilitação oral aqui no site.

APLICAÇÃO DE FLÚOR

A aplicação de flúor é uma técnica simples com a aplicação da substância com um pincel próprio ou cotonete e não há risco nenhum. O flúor só causa dano, quando utilizado de forma incorreta. Não é o caso de uma aplicação feita em consultório de 6 em 6 meses. Pelo contrário, essas aplicações, ajudam a prevenir o aparecimento de cáries nas crianças , até os 3 anos de idade principalmente. Existem estudos que demonstram isso. Com a erupção do primeiro dente, já se deve iniciar esse cuidado. Aliás, uma consulta de orientação aos pais, assim que o primeiro dente do filho nasce, deveria ser sempre realizada, pois isso preveniria muitos problemas relacionados a cárie no futuro dessa criança. Eu adoro a frase: previnir é melhor do que remediar. Então, UMA consulta de orientação, pode fazer, MUITA diferença.

RASPAGEM SUPRA-GENGIVAL E SUB-GENGIVAL : “LIMPEZA” 

Procedimento realizado para remover o tártaro que causa mau hálito, sangramento entre outros problemas bucais.